Tenho a certeza de que algo o motivou para avançar nesta desafiante viagem de ser um empreendedor.
Penso que é um processo que se aprende na prática, podemos ter um alargado conhecimentos de negócios, e até experiência enquanto colaboradores, no entanto, é na prática que descobrimos as nossas fraquezas e as nossas forças.
A verdade é o valor mais libertador que conheço. Expressar com fraqueza traz envolvência e claro, responsabilidade, acredito mesmo que faz a diferença.
A comunicação é um dos fatores mais relevantes para as equipas, feita com franqueza, que muitas vezes é desvalorizada nas empresas.
Colocaria a comunicação a um nível primário, um ato individual que pode fazer a diferença no coletivo. Criar verdadeiros debates com os melhores impulsionadores de um negócio: as equipas, as pessoas.
Ser empreendedor sozinho é ainda mais desafiante, costumo dizer que a minha criatividade surge quase sempre após uma boa conversa, um bom debate de ideias. Não gosto de acumular informação só porque sim, gosto de partilhar, e é nessa partilha que evoluo, que cresço enquanto pessoa e enquanto profissional.
No entanto a comunicação franca e honesta e de troca de ideias não é uma prática recorrente em grande parte das empresas, pode até ser uma generalização, mas é o que nos indicam os estudos quando analisam a cultura das empresas em Portugal. Não é um ponto de desenvolvimento colocado nas avaliações de desempenho “comunicar com franqueza” seguido de um feedback honesto.
Existe um espaço entre a partilha de ideias que gera aprendizagem, por conseguinte gera mais conhecimento que dá origem a melhores decisões.
Faça uma reflexão da razão que o fez escolher ser empreendedor, e se a sua comunicação interna e externa está a ser congruente.
Tome decisões hoje que terão impacto no futuro do seu negócio!
Faça um Diagnóstico Gratuito comigo e receba uma análise do seu negócio.
Programa de Consultoria Empresarial.
Entre em contacto comigo!